Light Steel Framing

O Light Steel Frame é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado para estruturar a edificação. É classificado como um sistema de construção a seco, por não utilizar água durante a obra, tanto para a estrutura como para as vedações, que são realizadas com placas de diversos tipos de materiais, desde OSB até gesso, dependendo da aplicação.

É um sistema extremamente leve, com ótimo desempenho acústico e térmico, excelente custo-benefício, tempo de obra bastante reduzido, desperdícios de materiais bastante limitados, alto nível de sustentabilidade e industrialização, sendo possível a integração com os diversos sistemas (hidráulica, elétrica, automação…) desde estágios iniciais do projeto.

Wood Framing

O Wood Frame é um sistema bastante similar ao Light Steel Frame, com a diferença ficando nos perfis estruturais, que ao invés de serem perfis leves de aço, são montantes de madeira tratada. Essas peças tem suas dimensões bem controladas a partir de processos industriais e garantem a estabilidade dimensional e a qualidade final de acabamento da obra.

Os revestimentos tem as mesmas características dos utilizados para o Steel Frame, com a diferença de que ainda é um sistema pouco difundido no Brasil, tendo seu custo consideravelmente maior, e mão-de-obra qualificada mais escassa. Apesar disso, é considerado o sistema mais sustentável por utilizar apenas materiais completamente renováveis.

Alvenaria Convencional

Atualmente, segue como o principal sistema construtivo do país, utilizando estrutura de concreto armado para a estabilização da edificação. O espaço entre os elementos estruturais é fechado por painéis de blocos cerâmicos ou blocos de concreto unidos entre si por meio de uma argamassa de cimento.

Um ponto positivo é o custo reduzido, pelos materiais simples e mão-de-obra acessível. Porém isso traz alguns prejuízos à estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, que são bastante reduzidos. Os prazos são mais extensos e o grau de desperdício de materiais é bastante elevado. Este sistema costuma utilizar um alto consumo de água.

Alvenaria Estrutural

Na alvenaria estrutural, em comparação com a alvenaria convencional, não há a estrutura principal de concreto, sendo os elementos construtivos suportados pelas próprias paredes. Para que isso seja possível, os blocos apresentam resistências maiores, e alguns blocos diferentes, do tipo canaleta, recebem concreto em seu interior, funcionando como vigas e pilares.

Em relação à alvenaria convencional, a alvenaria estrutural tem prazos reduzidos, por eliminar a etapa da estrutura propriamente dita, desperdícios reduzidos, já que a elétrica e a hidráulica já devem ser previstos no interior dos blocos. Porém, as edificações nesse sistema não têm flexibilidade de modificações, visto que todas as paredes são estruturais.

Construção em Container

Um sistema que vem se popularizando no Brasil. Neste método, os contêineres são empilhados e montados de forma a criar a estrutura da casa da mesma forma que um Lego, é utilizado como revestimento externo a própria parede metálica do container ou outros tipos de placas de outros sistemas.

A construção em container tem a vantagem de ser bastante rápida e limpa, porém isso vem ao custo do desempenho térmico e acústico, que é bastante afetado pelo metal presente tanto na estrutura como nos revestimentos. Tais pontos podem ser corrigidos, porém isso agrega um custo a mais na construção.

Construção em Isopor

A construção em isopor vem se popularizando bastante no Brasil nos últimos anos. A técnica consiste num núcleo para as paredes feito de isopor, material bastante leve e com excelente comportamento térmico e acústico. Junto dessas paredes são colocadas malhas de aço e a parede então é revestida com concreto projetado para finalização.

É um sistema bastante inovador e garante que a aparência final da construção se mantenha similar à de uma edificação feita em um sistema convencional, com pontos positivos como prazo, sustentabilidade, peso e conforto bastante potencializados pelas características dos materiais utilizados.